Concurso para Loteamento da Sra. da Rocha, Algarve

plano geral      percursos  pavimentos e arbustos      arborização

 

A existência de numerosos empreendimentos habitacionais e de turismo pelo Algarve tornam difícil a individualização de cada um, sendo que o destaque corresponde frequentemente a situações mais ou menos artificializadas e até provocadoras.

Partindo do pressuposto conciliador com a paisagem característica algarvia e assumindo um conjunto habitacional dominado por habitações de concepção mais tradicional, apresenta-se uma proposta cuja mais valia é intrínseca ao próprio espaço: a utilização de um desenho simples, orgânico, de linhas volumétricas construídas por material verde diferenciado que se encaixa na paisagem tradicional e que cria, pela estratégia do seu desenho, diversos pontos de vista ao utilizador. Este, em cada momento do espaço, consegue tirar partido de pontos de vista distintos, todos fazendo parte de um conjunto harmonioso que é o empreendimento, mas cuja visão global é impossível. Esta dificuldade construída de abranger todo o espaço de uma só vez desdobra o empreendimento num cem-número de alternativas de fruição para quem percorre o seu interior.

Tirando ainda partido da disposição concêntrica do empreendimento, percorre-se um espaço aparentemente exíguo através de um passeio circular, virtualmente infindável.

ambiente geralzona central

zona central 2vista varanda



Comments are closed.