Estrada da Luz, 173, 6º E, 1600-154 Lisboa
nuno.mota@agenciadapaisagem.com
+351 966 406 307
Skype: Nuno Mota
Jardim de S. Tomás de Aquino
A requalificação do Jardim da Paroquia de S. Tomás de Aquino é uma obra que foi adiada durante décadas.
É claramente um jardim temático, recheado de significados, mas pretende-se acima de tudo que o jardim possa exprimir, de uma forma subtil, despretensiosa, e não autoritária, o que de mais universal e humano há nos temas bíblicos, convidando à reflecção e interpelando sobre o caminho da felicidade.
Este é o conceito subjacente ao Jardim da Paroquia de S. Tomás de Aquino, um pedaço do Jardim do Éden, onde toda a comunidade seja convidada a ser feliz.
A imagem do Jardim do Paraíso (Génesis 2:8-10) dividido em 4 partes e a imagem da Cruz de Cristo remetem para a primeira estrutura do desenho do jardim. O projecto assenta assim num percurso principal em forma de cruz orientado para 4 pontos cardeais opostos, estabelecendo quatro ligações do interior do jardim da paróquia com o exterior, ou seja com a comunidade alargada.
Esta intenção prende-se com a ideia de tornar o jardim um espaço intimista, de contemplação, mas também aberto para a comunidade; um espaço com um cerne Cristão, convidativo e confortável, capaz de oferecer uma alternativa aos restantes espaços públicos da vizinhança.
A circundar todo o jardim propõe-se uma orla arbóreo-arbustiva que permita isolar o espaço das vias automóveis circundantes. Pelo interior desta orla prevê-se um percurso pedonal que contorna o espaço central do jardim. Este percurso será pontuado de acontecimentos que remeterão para temas, ou histórias bíblicas, sejam pequenos excertos de textos, gravuras, ou esculturas, etc..
O espaço central do jardim será amplo para permitir eventos pontuais da paróquia, ou da comunidade (festas, feiras, etc). Será um espaço livre, um terreiro polifuncional. Entre a orla arbustiva e este terreiro há ainda espaço para uma área ajardinada, que poderá ser dividida em talhões temáticos entregues a grupos da paróquia, ou da comunidade, ou simplesmente relvados. A participação dos cidadãos nestes talhões temáticos terá de ser estudada e organizada numa logica de jardim comunitário com regras bem estabelecidas que garantam a imagem global do jardim.
A vegetação a usar no jardim foi escolhida com base em dois critérios essenciais: o primeiro, advém da leitura na Bíblia de referências a espécies que de alguma forma têm relevância na história do cristianismo; o outro critério tem a ver com a adequação do material vegetal ao nosso clima e às condições do jardim, sendo que foram privilegiadas as características das plantas que garantam baixa manutenção (em especial pouco exigentes em água).