Casa no Restelo II

plano geral piso 0plano geral piso 1

O lote insere-se numa encosta soalheira do Restelo e a habitação está centrada no terreno. A casa partiu de uma pré-existencia e apresenta três pisos, dois dos quais directamente relacionados com o terreno – a cave, onde se situa o nível de entrada do lote, a piscina e a garagem, e o 1º piso, que é onde se situa a entrada do lote, e os espaços de estadia.

 esboço 3_resboço 1_r

Os Estudos iniciais incluíram o estudo da localização da piscina, tendo-se optado pela posição frontal.

IMG_0935

IMG_0936 IMG_0939

IMG_0942 IMG_0947

IMG_0952 IMG_1074

 

CAVE

Desenhou-se uma piscina numa posição central, em frente da casa, de modo a poder funcionar como espelho de água durante todo o ano. A piscina é atravessável por um percurso que liga a casa ao relvado e ao resto do jardim. Neste nível há ainda um pequeno pátio e uma plataforma com 3 tangerineiras de onde parte uma escada que liga ao piso superior.

 

PISO1

A entrada na casa é feita através de umas escadas principais que ligam deste o portão do jardim até à plataforma principal no piso 1. A marcar a área de entrada está uma oliveira. Desta zona parte um percurso em lajetas até à parte de trás do jardim, atravessando um jardim de aromáticas e plantas comestíveis. Na parte de trás da casa, com ligação à cozinha situa-se uma outra plataforma para servir de estadia exterior. Entre esta plataforma e o limite do lote (onde se prevê uma sebe e trepadeiras para revestir os muros) existe um relvado. Na área exterior junto da sala de jantar prevê-se um espaço intimista, cercado por bambus e outras plantas, equipado por um banco corrido em forma de “U”, prevendo-se ao centro a possibilidade de montagem de uma lareira de exterior. Esta área está sobre a garagem.

 

Com GJP Arquitetos (projeto de arquitetura)

 



Comments are closed.