Concurso Jardim Constantino Palha

Concurso público de concepção para a requalificação do jardim municipal Constantino Palha e qualificação dos espaços exteriores do bairro dos Avieiros.

O espaço de intervenção situa-se numa extensa área no centro de Vila Franca de Xira, de enorme potencial no contacto da população com o Tejo. É um espaço heterogéneoe fragmentado com usos diversos e múltiplos fluxos de circulação afectos à utilização de cada área. O contacto com a cidade só é permitido ultrapassando a linha férrea, mas a fruição plena de todo o espaço está condicionada por diversas barreiras internas. É também um espaço cheio de memórias e referências, desde o Bairro dos Avieiros, que reporta a uma relação antiga com o Tejo, agora em desuso, e o Jardim Constantino Palha, desenho do Arq. Caldeira Cabral, entretanto com diversas interferências avulsas. A antiga praia é outra recordação cara aos habitantes da cidade, que foi substituída por um acesso condicionado dedicado a embarcações. O projecto recupera cada uma destas memórias e unifica todo o espaço de intervenção.

O desenho estende linhas que absorvem a suavidade das brisas e a ondulação das correntes de água. A força deste espaço matriz expande-se, diluindo os limites da área de intervenção, promovendo uma integração completa no tecido urbano. Os diferentes usos e equipamentos são envolvidos nas linhas de desenho, assumindo formas plásticas (planos e volumes) que se ajustam aos requisitos do programa.

O Jardim Constantino Palha mantém no essencial a estrutura de organização do espaço existente, mas foi agora redesenhado por linhas que pertencem a todo o espaço de intervenção. A arborização mantém-se como referência do existente e ajusta-se à nova utilização do solo. As zonas verdes deixam os canteiros e transformam-se em faixas longilíneas que ondulam nas 3 dimensões; as herbáceas de bordadura estendem-se por determinadas faixas, marcando a força do desenho.

O Bairro dos Avieiros constitui uma aposta na requalificação do espaço público, com definição de arruamentos, estacionamento, arborização urbana, zonas de estadia com bancos, pontão miradouro e pequeno equipamento de apoio (bar) junto ao rio. Pretendeu-se dotar o espaço de condições de conforto, promovendo uma vivência ancestral com o rio. Procurou-se ainda preservar a privacidade do espaço residencial em relação à restante área de intervenção.

plano geral 1

Jardim Constantino Palha

corte 2

Cliente: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Data:

Março de 2009

Localização: Vila Franca de Xira

Com Norasa, Lda



Comments are closed.